Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Hits: 218

Síntese Histórica da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada

ㅤㅤCriada em 18 de dezembro de 1968, com sede em Brasília e subordinada ao Comando Militar do Planalto, a 3ª Brigada de Infantaria (Bda Inf), Grande Unidade do Planalto Central, passou por várias transformações. Em 1973, a 3ª Bda Inf passou a denominar-se 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (Bda Inf Mtz), em conformidade com a reestruturação da Força Terrestre ocorrida àquela época, sendo então integrada pelas seguintes OM: Companhia do QG da 3ª Bda Inf (Brasília/DF); 6º Batalhão de Caçadores (Ipameri/GO); 10º Batalhão de Caçadores (Goiânia/GO); 36º Batalhão de Infantaria (Uberlândia/MG); Batalhão da Guarda Presidencial (Brasília/DF) e Batalhão de Polícia do Exército (Brasília/DF).

ㅤㅤEm 1980, a sua sede foi transferida de Brasília/DF para Goiânia/GO.

ㅤㅤEm 2003, a sede do Comando da Brigada foi transferida para a cidade de Cristalina/GO, dentro da reestruturação do Exército que permitiu a criação da Brigada de Operações Especiais.

ㅤㅤEm 19 de outubro de 2004, a 3ª Bda Inf Mtz recebeu a denominação histórica de “Brigada Visconde de Porto Seguro” e o respectivo Estandarte Histórico, numa homenagem ao militar, historiador, engenheiro e diplomata Francisco Adolfo de Varnhagem, o Visconde de Porto Seguro, um dos idealizadores e ferrenho defensor da mudança da capital brasileira para o Planalto Central.

ㅤㅤA 3ª Bda Inf Mtz construiu uma riquíssima folha de serviços prestados ao País, ao Exército e, em especial, à região do Planalto Central Brasileiro, destacando-se: o envio de diversos integrantes de suas unidades a Angola, na África, em 1997, para compor a Força de Paz da ONU; a atuação em Palmas/TO, em 2001, por ocasião da greve da PM; o planejamento, coordenação e execução da segurança de reuniões de Chefes de Estado em Brasília, no ano de 2005: Cúpula da América do Sul - Países Árabes e I Reunião da Comunidade Sul-Americana de Nações; em 2008 a UNASUL; em 2010, Missão da Reunião de Cúpula da Índia, Brasil e Africa do Sul (IBAS), Reunião de Cúpula do Brasil, Russia , India e China (BRIC), Operação CARICOM, participação na Missão para Estabilização do Haiti, com envio de uma Companhia de Fuzileiros em 2007 e outra em 2010.

ㅤㅤEsta Brigada é uma Força de Emprego Estratégico do Exército, devendo estar em condições de ser empregada a qualquer parte do território nacional. Suas Organizações Militares (OM) subordinadas estão localizadas no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Tocantins e na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página