Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Hits: 1014
facebook sharing button


GENERAL-DE-BRIGADA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
MARCUS AUGUSTO DA SILVA NÉTO

General de Brigada MARCUS AUGUSTO DA SILVA NÉTO

 

Ao ser nomeado para o Comando da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, Cristalina-GO, o General SILVA NÉTO exercia a função de Assistente do General de Exército Paulo Sérgio, Comandante do Exército, tendo sido promovido ao posto atual em 31 de março do corrente ano.

Nascido em 13 de abril de 1971, na cidade de Teresópolis – Rio de Janeiro, é filho do General-de-Exército Pedro Augusto da Silva Néto (in memoriam) e Vera Lúcia Moreira Silva Néto.

Oriundo do Colégio Militar de Brasília, o General SILVA NÉTO incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1989, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 28 de novembro de 1992, sendo classificado no 55º Batalhão de Infantaria – Montes Claros – Minas Gerais.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, é possuidor dos Cursos Básico de Montanhismo, Avançado de Montanha, Planejamento Estratégico Organizacional, Preparação para Missão de Paz e do Estágio de Escalador Militar e de Comunicação Social. Realizou, também, diversos cursos de Operação de Paz dentro do Sistema das Nações Unidas.

O  Cel Silva Néto é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, Resende-RJ; Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro-RJ e Mestre em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior, Rio de Janeiro-RJ.

 

Durante sua vida militar, foi instrutor do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras; Comandante de Subunidade no 62º Batalhão de Infantaria, Joinville-SC; Ajudante-de-Ordens do Vice-Presidente da República; Comandante da Subunidade de Operações Especiais do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado, Uberlândia-MG; Chefe da Seção de Operações do Batalhão da Guarda Presidencial e Oficial de Gabinete da Secretaria-Geral do Exército.

Como Oficial de Estado-Maior, exerceu a função de Chefe da Seção de Operações da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Florianópolis – Santa Catarina; Assistente do Chefe do Departamento-Geral do Pessoal,  Assistente-Secretário do General de Exército Villas Bôas, Comandante do Exército; e Oficial de Gabinete da Assessoria Executiva do Gabinete do Comandante do Exército.

Comandou o 28º Batalhão de Caçadores, localizado em Aracaju-SE, no período de 21 de janeiro de 2014 a 23 de janeiro de 2016, oportunidade em que foi agraciado com os Títulos de Cidadão Aracajuano e Cidadão Sergipano.

No exterior, participou, em 2005, da missão de paz das Nações Unidas no Chipre, integrando o estado-maior da Força Tarefa Argentina, como oficial de ligação. Em 2011 e 2012, como Observador Militar das Nações Unidas no Sudão e Oficial de Ligação Militar da ONU na República do Sudão do Sul, respectivamente. No período de agosto de 2019 a agosto de 2021, exerceu a função de Adjunto do Adido do Exército junto à Representação Diplomática do Brasil nos Estados Unidos da América.

Foi agraciado com diversas condecorações nacionais e estrangeiras, dentre as quais se destacam: a Ordem do Mérito Militar; Ordem do Mérito da Defesa; Ordem do Mérito Rio Branco; Medalha Militar de Ouro; Medalha do Pacificador; Medalha Corpo de Tropa; Medalha Santos Dumont; Medalha Tamandaré e as Medalhas das Nações Unidas – UNFICYP (Chipre) – UNMIS (Sudão) e UNMISS (numeral 2 Sudão do Sul).

 

         O General Silva Néto é casado com a Sra Renata Arese Camara da Silva Néto, Engenheira Civil, e o casal possui dois filhos: Bruna, estudante do 5º período de Medicina, e Ricardo, aluno do 1º ano do Ensino Médio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página